terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GRANA ALTA NA PUBLICIDADE

Partindo do pressuposto de que “aparência é tudo e uma imagem diz mais do que mil palavras”, o Governo do Distrito Federal investe pesado em publicidade. No decorrer de todo o ano passado, campanhas publicitárias veiculadas em todos os tipos de mídia receberam uma generosa injeção de R$ 140 milhões. Detalhe: em um prazo de apenas três meses R$ 39,7 milhões voaram dos cofres públicos para o bolso dos mais diversos veículos de comunicação do DF. Já neste ano, mais R$ 105 milhões já estão devidamente reservados para mostrar as supostas benfeitorias feitas pelo GDF.

No entanto, a reportagem do Fala Sério DF apurou que as cifras que “correm por fora” são ainda maiores. Conchavos, acordos fraudulentos e tráfego de influência alimentam o mercado da publicidade na capital da República. Empresários do ramo da comunicação faturam com as verbas públicas para fechar os olhos para os desmandos e exaltar o trabalho – ou inoperância – quando o assunto são os projetos que deveriam ser tocados pelo GDF. Enquanto a saúde grita por ajuda, a educação clama por infraestrutura e a segurança agoniza e vislumbra uma nova crise com a iminente greve da Polícia Militar, as milionárias campanhas publicitárias do GDF “vendem” uma falsa sensação de que tudo corre as mil maravilhas no governo do DF.

Muito dinheiro alimenta a publicidade no DF
Outra grave constatação envolve a indústrias dos outdoors, que voltaram com força total e já contribuem para a polução visual que se espalha por diversas regiões administrativas. Informações dão conta que uma triangulação feita por empresas anunciantes, integrantes do governo e empresários interessados em pagar pelos anúncios montaram um esquema onde mediante o pagamento de polpudas propinas, o governo fecha os olhos para a proibição dos outdoors. Basta circular pela cidade para perceberam a multiplicação dos mega anúncios.


A Secretaria de Publicidade Institucional chegou a tornar público, no Diário Oficial do Distrito Federal, os gastos com publicações em jornais, revistas, sites, rádio, divulgações no cinema, nas televisões, nas mídias externas e nas produtoras. Dos R$ 147 milhões previstos, R$ 140 milhões foram gastos desta forma: 50% com a divulgação das projetos e programas executados por esta gestão e a outra metade com avisos, serviços e campanhas educativas. Para respaldar o mercado lucrativo e informal da publicidade, o governo informou, por meio de anúncios, que 38 das 303 escolas da rede pública  precisam, urgentemente, de melhorias estruturais. Agora fica a pergunta: realmente é preciso gastar dinheiro para dizer algo que alunos, professores e toda a sociedade já estão cansados de saber?


Veja os gastos em publicidade em 2011. Vale lembra que o montante pago informalmente não está aqui.

Televisão: R$ 13.396.953,75

Jornal impresso: R$ 11.015.148,67

Produção total: R$7.269.449,77

Rádio: R$ 4.172.410,10

Mídia exterior: R$ 2.395.150,98

Revista: R$ 785.861,64

Internet: R$ 629.587,29

Cinema: R$ 101.975,74

Total: R$ 39.765.577,94

4 comentários:

  1. Porque tiraram a matéria que falava da bomba do final de semana?

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  2. Pois é... porque tiraram? O que será que aconteceu? dEVE SER PORQUE A BOMBA FOI DESARMADA.

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  3. Fala sério!!!!!!!!!!
    Perdeu a seriedade!!!!!!!!!!!!!!

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  4. Somente 40 milhãozinho, acho pouco.

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