domingo, 11 de março de 2012

FIGURAS CONHECIDAS NO DF ENVOLVIDAS COM O BICHO

O dinheiro que brota como água nas minas exploradas pelo jogo de azar por todo o Brasil tem capítulos interessantes que passam por figuras muito conhecidas da população do Distrito Federal. Um deles é um dos mais atuantes senadores da oposição ao PT, Demóstenes Torres (DEM); o explorador do famoso jogo do bicho, Carlos Cachoeira e seu ex-assessor, o jornalista Mino Pedrosa. Os dois últimos, há alguns anos, foram personagens importantes na Comissão Parlamentar de Inquérito (PCI) dos Bingos com participações suspeitas em um esquema criminoso envolvendo as Loterias do Rio de Janeiro (Loterj).  As garras do esquema se esticaram até o DF na forma de um contrato milionário relacionado a coleta de lixo seletiva. Por meio de laranjas, Carlinhos Cachoeira, como também é chamado, faturou nada menos do que R$ 92 milhões durante o ano passado, por meio de uma empresa que venceu, de forma suspeita, uma licitação para a coleta seletiva no DF.
Demóstenes Torres é amigo do peito de Cachoeira
A Operação Monte Carlo da Polícia Federal está revelando constrangedoras ligações entre o crime organizado em Goiás, no Distrito Federal e personalidades políticas importantes daquele estado. Demóstenes Torres é das figuras mais respeitáveis na defesa de suas posições conservadoras e no exercício da oposição, revela ter recebido de Carlos Cachoeira, uma cozinha completa como presente de casamento. Com toda a tranquilidade, segundo os jornais, o senador Demóstenes Torres explica que é amigo há muito tempo do contraventor, e que estava convencido de que ele se havia regenerado.
Sabendo-se, como é de conhecimento público, que o mesmo explorador de jogos proibidos fora envolvido em rumoroso caso de suborno — a fim de obter vantagens na exploração da Loterj — é estranha essa declaração aparentemente ingênua do senador goiano. A prisão de Carlos Cachoeira e dos demais envolvidos na exploração de caça-níqueis e do jogo do bicho em Goiás e no Distrito Federal (muitos deles policiais) coincidiu com a sua condenação e do ex-assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, Waldomiro Diniz, pela justiça do Rio de Janeiro, a 12 anos de prisão. Assim, pouca dúvida pode restar de que o “empresário” goiano não é um empresário que atua dentro das normas da lei. O jogo de azar é uma atividade proibida no Brasil, desde o governo Dutra. Se ele é tolerado por alguns governos estaduais, essa tolerância é também passível de punição, porque se trata de uma cumplicidade criminosa.
As ligações entre a política e o crime organizado não são uma exclusividade de nosso tempo e de nossa geografia. Isso não significa que devamos aceitá-las como uma contingência da vida social. Provavelmente nunca conseguiremos ter uma sociedade sem criminalidade, mas devemos combater o crime, assim como combatemos as endemias e as pestes epidêmicas, ainda que provavelmente jamais consigamos extinguir todas elas.

E foi na já na esquecida CPI dos Bingos que ficou confirmado pelo depoimento de Waldomiro Diniz, que o Fala Sério DF usa para refrescar a memória dos leitores, sobre a relação entre Mino Pedrosa e Carlinhos Cachoeira.
Mino recebeu dinheiro de Carlos Cachoeira
WALDOMIRO DINIZ – “Sr. Deputado, agradeço sua pergunta porque é a oportunidade de começarmos a lançar luz sobre este episódio. Obviamente que esta fita foi gravada com o intuito de me causar algum constrangimento. Guardada durante todo esse tempo, ela só poderia servir para aquele momento adequado, quando eu me recusasse a cumprir ou a não atender alguns de seus apelos, ela pudesse ser usada. O que estou dizendo ao senhor e quero dizer ao Brasil é que eu fui, estou sendo chantageado por esse senhor com essa fita. No início de janeiro de 2003, já como membro do Governo Federal, recebo em meu gabinete uma ligação de um senhor chamado Mino Pedrosa, jornalista, dono de uma empresa de consultoria que já afirmou que presta consultorias ao Sr. Carlos Cachoeira, contando a seguinte história: “Olha, Waldomiro, queria me certificar com você sobre o que você tem a dizer sobre uma fita em que você está pedindo dinheiro para a campanha para um bicheiro de Goiás”. Eu disse: “Olha, eu desconheço esse assunto”. E ele: “Não, é o bicheiro Carlinhos Cachoeira de Goiás e te gravou”. “Está bem. Então, vamos apurar.” Falei para ele: “estou à sua disposição. Vamos apurar.” Pego o telefone, obviamente, é minha obrigação. Ligo para o Sr. Carlos Cachoeira e digo para ele: quero saber de você o que é isso. Vamos tirar satisfação sobre o que é isso. Encontro com ele em Brasília: “Não... É que você não retorna minhas ligações. Eu quero falar com você. Eu tenho coisas para tratar com você e você não retorna as minhas ligações.” E esse jornalista? “Esse jornalista trabalha para mim, faz o que eu quiser.”
Na próxima matéria, o blog traz mais detalhes do esquema envolvendo todas as figuras que faturaram alto no esquema dos jogos de azar.

3 comentários:

  1. O SENADOR DEMOSTENES TORRES E UM POLITICO TRABALHADOR HONESTO QUE SENPRE LUTOU PELO POVO GOIANO E UM BRASILEIRO QUE FAZ A DIFERENÇA EMTRE MUITOS POLITICOS DESTE NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir
  2. Tá bom, amigo... vc acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa tbm?

    ResponderExcluir
  3. AT EU QUERO SER AMIGO DO CACHOEIRA,GARANTINDO A CAMPANHA DE MUITA GENTE COM MUITO DINHEIRO.

    ResponderExcluir